Como um funcionário público deve investir seu salário
Quando se trata de investir, um bom salário pode lhe dar muitas opções. Isso é o que costuma ocorrer com funcionários públicos, pois suas altas faixas salariais, acrescidas de benefícios, permitem que bastante dinheiro esteja à disposição (caso o servidor administre minimamente bem e não gaste tudo o que recebe).
Longo prazo x curto prazo
É possível investir com metas de curto prazo e também metas de longo prazo, que é mais importante. Cada estratégia tem seus prós e contras, por isso é importante entender o que as escolhas resultam antes de tomar uma decisão.
Vantagens e desvantagens de investimentos de curto prazo
Investimentos de curto prazo geralmente se referem a investimentos que são realizados por um ano ou menos. Estes podem ser ativos como ações, opções cobertas e descobertas, opções binárias, criptomoedas, ouro, LCI, LCA, CDBs, outros títulos de renda fixa com maturidade de baixa carência. O principal benefício do investimento de curto prazo é que ele possui alta liquidez, ou seja, seu dinheiro não fica preso. Como você não está amarrando seu dinheiro por um longo período de tempo, se o mercado sofrer uma queda por algum motivo sistêmico, você pode simplesmente vender seus investimentos e fechar a posição sem ter tantas perdas.
Pensando em curto prazo, existem ativos que permitem retornos até mesmo no intervalo de poucos minutos, como as opções binárias. Quando iniciantes aprendem como investir em opções binárias, é comum que altas expectativas se formem, já que altos ganhos são possíveis. Mas é preciso muita cautela nesse mercado, pois como diria aquele clichê “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. No caso das opções binárias não estamos falando de poder de ficar milionário e sim poder de ter retornos consistentes rapidamente, com o contraponto do risco de perdas repetidas rapidamente também.
Em paralelo com as opções binárias estão as criptomoedas, que são um mercado extremamente volátil. Novos tokens e criptomoedas surgem todos os dias, e muitas pessoas ficam ricas literalmente da noite para o dia, principalmente em ciclos de alta (os chamados bull markets). Mas nesse mesmo mercado muitas pessoas ficam pobres por colocar tudo o que têm em projetos falsos ou sem fundamento.
Obviamente, a regra de ouro é sempre a mesma: nunca invista em algo que você não entende ou não conhece muito bem. Estude muito primeiro. No caso das criptomoedas, estudar e analisar no Confio na Compra é um bom primeiro passo.
O lado negativo do investimento de curto prazo é que ele geralmente não oferece muito retorno, além de ter alto risco (caso você opte por um mercado de renda variável). Como você não está comprometido com o investimento por um longo período de tempo, você perde a oportunidade de deixá-lo crescer. Por exemplo, se você investe em uma ação que aumenta 10% em um ano, você ganha apenas 10%. Entretanto, se você se mantiver nessa mesma ação por cinco anos, você ganhará 50%.
Mas raramente ativos de renda variável como ações apresentarão retornos constantes. Retornos constantes são mais comuns em investimentos de renda fixa como Tesouro Direto. Nesse caso, estaríamos falando de longo prazo.
Pensando no longo prazo
O investimento a longo prazo é exatamente isto: são investimentos que são mantidos por muitos anos, muitas vezes cinco anos ou mais. Exemplos comuns incluem bens imobiliários, ações buy and hold (para viver de dividendos) e títulos de renda fixa com alta carência. O benefício do investimento a longo prazo é que ele oferece o potencial para um maior retorno com baixo risco. Mesmo no caso das ações, o risco fica menor caso você escolha uma ação sólida. Mas como você está comprometido com o investimento por um período de tempo mais longo, você não pode se deixar abalar com as altas e baixas de mercado no curto prazo.
O lado negativo do investimento de longo prazo é que ele requer mais paciência. Se o mercado piorar, você pode ficar preso a um investimento perdido por vários anos. Além disso, os investimentos de longo prazo são frequentemente menos líquidos, o que significa que pode ser difícil vendê-los se você precisar do dinheiro.
Então, qual é a melhor opção? Depende de suas circunstâncias individuais. Se o servidor público for avesso ao risco, investimentos em renda fixa visando o longo prazo são uma opção sábia a se seguir. Mas servidores com maior apetite ao risco podem tentar se expor a mercados mais arriscados, inclusive pensando no curto prazo.
Para materiais úteis no ramo financeiro, recomendamos esse site.